guinha

Guinha Ramires é músico multi-instrumentista, violonista, compositor, arranjador, mora em Florianópolis desde 1982.
É uma das personalidades culturais mais conhecidas e reconhecidas entre os apreciadores e produtores artísticos/ musicais do sul do Brasil.

Guinha integrou a banda de Renato Borghetti durante dez anos. Neste período participou de turnês pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. Participou da gravação de vários discos, alguns incluindo composições suas . Com a cantor Elisa foram dois CDs gravados “Como o Diabo Gosta” e “Beijo Manga”(este último gravado em Viena) e turnês pelo Brasil e Europa.

A convite de Alegre Corrêa, embarca para Viena, onde morou por oito meses. Guinha e Alegre gravam o CD Handmade, lançado na Europa. Retornando ao Brasil, é formada a banda Doutor Cipó. A banda faz apresentações em festivais de música pelo Brasil e turnês pelo SESC em São Paulo e interior. A Banda é convidada para fazer o show de lançamento do livro “Calendário do Som”, de Hermeto Pascoal. Oportunidade na qual dividiram o palco com o “Mestre” pela primeira vez.

Integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, OSCA, como violonista e coordenador da banda de base.

Guinha saiu em turnê pela Europa a convite da cantora Isabel Padovani, vencedora do prêmio Visa 2005.

Dirigiu e arranjou as três edições do Acústico Brognoli,que foram realizados no teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura). Na primeira edição(2005), o destaque foi para os artistas da ilha. Na segunda edição(2006),a cantora Elza Soares foi a convidada especial (documentado em dvd). Na terceira edição(2007), além de uma banda com doze integrantes, teve a participação especial de João Bosco e Yamandú Costa (documentado em dvd). Todas as edições foram sucesso de crítica e público.

Yamandú Costa grava música de Guinha chamada “Simpatia”, no CD “Tal” lançado no Japão.

Em 2008 duas turnes sao realizadas na europa com o CD LAÇADOR, (Guinha Ramires ,Alegre Corrêa ,Alessandro kramer ),sendo a primeira em maio e abril e a outra em dezembro.Os shows foram realizados na Áustria,Alemanha e Italia.

Contemplado com o Edital Elizabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura grava seu primeiro CD solo “VINDOURA “ com oito temas proprios, sendo um em parceria com Alegre Corrêa e outro com Alessandro Kramer (Bêbe).

VINDOURA foi lançado em Florianopolis no Teatro Álvaro de Carvalho em 2011 .