bebe

BBKramer, cujo nome de batismo é Alessandro Kramer, nasceu em Vacaria (RS), onde começou a estudar acordeon, seguindo os passos de seu pai Alencar Rodrigues, gaiteiro conhecido nas terras gaúchas. O instrumento inspira a família há gerações e foi o provocador do namoro entre Elisabete Kramer e o Alencar, que se conheceram chegando na aula. Na sua terra natal, BBKramer ergueu o troféu de melhor acordeonista do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria e hoje é considerado um dos melhores acordeonistas de sua geração.

Quando se mudou para Florianópolis, aos 17 anos, no final dos anos 1990, Alessandro ganhou o apelido de bebê do baterista Toucinho, por ser jovem de idade, mas um adulto na arte de tocar acordeon. Ali na beira do mar ou da Lagoa da Conceição desenvolveu trabalhos com Guinha Ramires, Ronaldo Saggiorato, Mário Conde, Alegre Correa, Toucinho, Toninho Horta, Arismar e Thiago do Espírito Santo, entre outros. Fez parte da banda Dr. Cipó, fechou parcerias e apresentações com inúmeros músicos que por ali passavam, como Gabriel Grossi, Yamandu Costa, Anaí Rosa, entre muitos outros.

Em 2007, mudou-se para o Rio de Janeiro, e começou a dividir o palco com grandes nomes da música brasileira. Atualmente é dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas, sendo elogiado por mestres como Dominguinhos e Luis Carlos Borges. Alegre, bom contador de histórias, versátil no seu instrumento, BBKramer já tem dez discos gravados e projetos para mais uns três em 2016, inclusive o BBKramer4TETO, seu mais novo trabalho.