Adelson Viana

Adelson Viana
Artistas

Adelson Viana

Adelson Viana, natural de Fortaleza, é acordeonista, pianista, compositor, arranjador e produtor musical. Vindo de uma família de músicos, teve como primeiro instrumento o acordeom, e como mestre o seu pai José Viana. Passou um longo período tocando em bailes e, posteriormente, começou a trabalhar em estúdios de gravação, shows, jingles e trilhas sonoras sendo diversas vezes premiado e homenageado. 

A sonoridade do seu trabalho é um mundo sonoro brasileiro, o folio entre teclas e botões demarcam uma peculiar sonoridade nas terras brasilina, com ele a sensibilidade de um filho que nasce na capital cearense e guarda na genética o legado cultural musical nordestino. Seus tons acústicos faz contraponto com a rica poética nordestina revelando a musicalidade cultural no choro, forró, xote, frevo e baião dando voz ao “Acordeom Brasileiro“. 

Em 2009 lançou pela BISCOITO FINO o álbum “ACORDEOM BRASILEIRO”, com participações especiais de Dominguinhos e Spok Frevo. Neste mesmo ano lançou o álbum “Dobrado” um duo com o violonista Nonato Luiz, um encontro de talentos em um trabalho inédito e autoral, com caminhos harmônicos e melódicos que vão do erudito ao popular. 

Lançou os álbuns “Da Cidade ao Sertão”, “Música Popular Nordestina”, “Pra ser feliz” e “Ventos de paz” que traz a voz do sanfoneiro Adelson Viana, já reconhecido nos palcos pela maestria com um rico repertório da autêntica música nordestina. 

Em 2014 lançou o CD Acordeom Brasileiro vol. 2 com a participação de Cristóvão Bastos, João Lyra, Spok Frevo, Caina Cavalcante, Giltácio Santos dentre outros, levando a um passeio pela música instrumental nordestina através do choro, forró, xote, valsa, samba e frevo. 

Os mais recentes trabalhos são os álbuns “Nessa praia” um maravilhoso duo com o violonista Cainã Cavalcante e “Sanfona, minha arte, minha vida” álbum instrumental evidenciando composições autorais e clássicos mundiais. 

Com dez álbuns lançados na carreira, Viana já participou de inúmeros festivais e encontros musicais por todo Brasil e Exterior evidenciando o tom universal e a riqueza de timbres e possibilidades advindas da sanfona nordestina 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *