Nonato Lima

Artistas

Nonato Lima

Nonato Lima, músico cearense, começou a tocar muito cedo, herdando o dom de tocar acordeon de seu pai. Aos 12 anos começou a vida profissional, tocando nas noites de Fortaleza e sempre muito dedicado ao instrumento mostrando amor pelo que faz.

Nonato foi criado nas rodas de choro da cidade e os 15 anos já despertou atenção de Dominguinhos, quando tocava em um programa de tv e Dominguinhos ligou para saber quem era o “magrinho” que estava tocando, querendo o conhecer. Nonato já trabalhou em varias bandas de forró da cidade, mas viu que seu sangue fluía outros tipos de músicas. Aos 18 anos ganhou seu primeiro festival de acordeon e a partir daí conseguiu comprar seu primeiro instrumento, pois até então tocava com instrumento empresto das bandas que trabalhava. A partir daí, Nonato começou a participar de vários festivais, acompanhar artistas locais e nacionais e sempre ganhando destaque por onde passava, por seu autodidatismo, sua forma única de tocar, criar e improvisar, chegando a ganhar varias competições de acordeon sendo que sua última, um festival Internacional em Juazeiro da Bahia, onde foi campeão também. Foi convidado pelo próprio Dominguinhos para lhe acompanhar em seus shows no ano de 2012.

Nonato também já dividiu palco e trabalhou com vários artistas como Fagner, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, Amelinha, Richard Galliano, considerado o maior acordeonista do mundo, francês, que lhe descobriu pela internet através de um vídeo do YouTube e o convidou para participar de seu show no Brasil, em São Bento do Sul. Em 2016 tocou nas olimpíadas no Rio, em 2018 fez sua primeira turnê na Europa, fazendo seu show solo, e em 2019 gravou seu primeiro álbum autoral chamado “Brasiliando”, trazendo toda essa essência da sanfona nordestina com os gêneros do choro, forró, frevo,  valsa, jazz, improvisação e toda a brasilidade, autenticidade do jovem acordeonista Nonato Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *