O Festival

Iniciado em 2009, sob cenário de uma das regiões mais belas do mundo, o Festival Choro Jazz segue inundando Jericoacoara e Fortaleza de música por todos os lados.

Num ambiente naturalmente paradisíaco, esta mostra musical gratuita tem ênfase na músicainstrumental e no encontro do Choro e do Jazz, gêneros irmãos que trazem emsuas essências a improvisação e a virtuose.

Além dos shows, o Festival engloba também as já tradicionais oficinas musicais gratuitas com profissionais que são referências em seus instrumentos.

Em grandes e inesquecíveis shows de grandes encontros musicais, entregamos ao público um amplo panorama musical desde o choro, jazz nacional e internacional e espaço para o cancioneiro popular e música regional.

Uma das bases conceituais do festival é a importância da descentralização cultural. Devido ao fato de ser realizado em área geográfica bastante carente em termos de iniciativas culturais, propicia a moradores locais e público oriundo de várias partes do país e do mundo a oportunidade de vivenciar de perto o poder criativo da música instrumental e estudar com nomes consagrados do cenário musical.

A aproximação dos gêneros musicais Choro e o Jazz, que batizam o Festival, tem como principalintersecção a improvisação, que é claramente um dos elementos essenciais e muitas vezes caracterizada como um produto de criatividade democrática, interação e colaboração, atribuindo igual valor a contribuição do compositor e do intérprete. Vale ressaltar a ênfase dada pela curadoria do projeto ao intercâmbio entre músicos e estilos, o que proporciona a experimentação sonora de estilos heterogêneos dentro do gênero instrumental, fornecendo, dessa forma, instrumento de comparação para maior compreensão da linguagem musical, não apenas para os músicos e alunos envolvidos, mas também para o público presente.

Dentro da programação, para além dos shows, o Festival conta com oficinas gratuitas ministradas em sua maioria pelos mesmos renomados músicos participantes que ensinam durante a semana jovens profissionais e estudantes de música provenientes da própria Jericoacoara e arredores, mas também de vários pontos do Brasil e ainda de outros países. Esta parte importante da programação apoia o surgimento e o crescimento de criadores artísticos, estimulando assim a produção cultural da música brasileira através da troca, ensino e experiência.

Em 2012 o Festival Choro Jazz foi nomeado membro do renomado EFWMF – European Forum Worldwide Music Festivals (Associação Europeia dos Festivais Internacionais de Música), o que o consolida também no calendário internacional entre os mais importantes eventos do segmento no mundo e no qual estão inseridos não apenas o Brasil, mas especialmente, pelo destaque agregado ao estado, o Ceará. A importância deste reconhecimento e da grande e calorosa receptividade do público e mídia, juntamente ao fato de todos os anos o Festival contar com uma participação de músico/grupo internacional, faz com que se reafirme como polo de desenvolvimento da consciência internacional e promoção do respeito aos valores culturais de diferentes povos ou nações. Os laços nascidos nestes quase dez anos de Festival entre músicos, equipe e público se ramificam, estendem e dão frutos sem parar.