Samba de Fato

Artistas

Samba de Fato

Formado por músicos experientes, o quarteto apresenta um repertório de ritmos brasileiros variados, com ênfase no samba: sincopados, sambas de roda, de gafieira, de terreiro, sambas-choro, jongos, xibas. Em 2008, o quarteto lançou com Cristina Buarque o CD duplo O samba informal de Mauro Duarte (Deckdisc), com 28 músicas do sambista, inéditas em sua maioria. Muito bem recebido pelo público e crítica especializada, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2009, na categoria Disco Projeto Especial, e escolhido como o melhor disco do mês pelo jornal O Globo.

O grupo tem participado de diversas gravações e shows em projetos importantes, como o Festival Villa-Lobos, o CCBB na Orla, O samba carioca de Wilson Batista (Biscoito Fino/Sesc), e a série MPB na ABL – projeto em que o grupo, apresentando um espetáculo inédito por mês, homenageou os compositores Noel Rosa, Assis Valente, Wilson Moreira, Nelson Cavaquinho, Pedro Caetano e Roberto Martins, contando com convidados como Marcos Sacramento, Monarco, Cristina Buarque e Wilson Moreira, sempre no teatro da Academia Brasileira de Letras.

Gravando seu segundo disco, o grupo prepara agora um repertório com sambas de andamentos variados – sincopados, sambas de roda, sambas de gafieira e sambas-choro–, formando um rico panorama do gênero. Baseado no resultado das interpretações em shows, o repertório inclui autores como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Roque Ferreira, Roberto Martins, Élton Medeiros, Dorival Caymmi e Paulo César Pinheiro, entre outros.  O quarteto mantém a intenção – que norteou a sua própria criação – de trabalhar nas gravações com a sonoridade autêntica dos instrumentos e vozes, a fim de manter nas apresentações ao vivo as mesmas características e qualidades alcançadas no estúdio.

Pedro Amorim (bandolim, cavaquinho, violão tenor e voz)
Alfredo Del-Penho (violão de 7 cordas, viola caipira e voz)
Pedro Miranda (percussão e voz)
Paulino Dias (percussão e voz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *